30 de outubro de 2014

Sexo oral pode resultar em câncer

Sexo-oral-pode-resultar-em-câncer2
Sexo oral pode resultar em câncer. A Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer, aIARC, em conjunto com a Associação Americana de Pesquisa sobre o Câncer, defende que osexo oral é um veículo de transmissão para um vírus que pode desencadear o câncer de pulmão. Os riscos desta prática englobam, também, infecções para o aparelho respiratório.
Os pesquisadores envolvidos no estudo afirmam que a situação precisa ser difundida como forma de alerta, junto aquelas pessoas que não tomaram a vacina contra HPV, o Papiloma vírus (conhecido de forma ampla como uma das principais causas das DSTs, as Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Este não é o primeiro estudo que liga o sexo oral ao câncer, sendo que há resultados que conectam a prática com o câncer na garganta, e na boca.
Mas nesta pesquisa, os especialistas da Agência Internacional encontraram comprovações sólidas de que a prática de sexo com a boca pode aumentar de forma contundente a chance de se desenvolver o câncer de pulmão. A probabilidade aumenta em cerca de 30%, número que os pesquisadores consideram significativo, e preocupante.
O estudo foi feito junto a 4.362 pessoas. Basicamente, comparou-se a quantidade de portadores do papiloma vírus, com a quantidade de pacientes que sofriam com o câncer de pulmão.
O que ocorre no corpo humano é que o papiloma vírus, conhecido por causar mutações nas células, desencadeia e promove a ação das células cancerígenas.
Mas a pergunta é: como pode o ataque acontecer no pulmão?
O médico PhD que conduziu a pesquisa, Anantharaman Devasena, explica que acredita-se que o papiloma vírus se mescla com o muco da garganta, e se desloca até o pulmão. O mesmo caminho explica as infecções que podem atacar o aparelho respiratório.
Apesar da comprovação de que o papiloma consegue penetrar no pulmão e desencadear o câncer, o pesquisador pondera que ainda é necessário aprofundar a pesquisa. O PhD sublinha que é preciso descobrir se o papiloma é mesmo a causa deste tipo de câncer. Para já, o que se sabe, é que através do sexo oral, o vírus consegue fazer um caminho mais curto até o órgão do aparelho respiratório.
Antes que saiam resultados de novas pesquisas, o melhor mesmo é prevenir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design : Paula Santana | Tema: Varieedades - Blogger | Uso exclusivo • voltar ao topo